Finasterida e Mulheres

O PERIGO DA FINASTERIDA PARA MULHERES

Por Claudia Grycak

 

Hoje, infelizmente, com todo o controle que existe, ainda é possível se comprar medicamentos sem prescrição médica, até pela internet você consegue comprar medicamentos controlados no chamado “mercado negro”. Bisbilhotando pela internet, localizei alguns sites que vendem finasterida on-line, e um deles, incentiva as mulheres a tomarem o remédio, com a promessa do fim da alopécia, colocando até fotos do antes e o depois.  Fiquei indignada, como podem fazer promessas com uma medicação que é contra-indicada para mulheres?

A finasterida é utilizada no tratamento da hiperplasia da próstata,ou seja, homens que estão com a  próstata aumentada, por diversos motivos. Mas ao se constatar que um dos principais efeitos colaterais do remédio é o crescimento de pêlos, o remédio se transformou no comprimido preferido de nove entre dez calvos, e em 1997 foi aprovado o uso de comprimidos de 1mg para tratamento de queda de cabelos em homens, isso mesmo em HOMENS.

Na bula da finasterida 1 mg, de qualquer laboratório farmacêutico, você vai encontrar praticamente as mesmas informações aos pacientes:

” A finasterida é utilizada no tratamento da calvície padrão masculino, para aumentar o crescimento capilar no couro cabeludo e prevenir a queda adicional do cabelo”

” A finasterida é indicada no tratamento de homens com calvície”

” A finasterida é contra-indicada em crianças e mulheres em geral, independente da condição de gravidez”

A medicação inibe a conversão da testosterona em dihidrotestosterona, por isso  não é indicada para mulheres, porque pode causar anormalidades na genitália externa em fetos do sexo masculino e outras anomalias.

Os fabricantes em suas bulas citam até o cuidado que mulheres devem ser ao manusear os comprimidos esfarelados ou quebrados, pois a finasterida pode ser absorvida.  Para se ter uma idéia, em fevereiro de 2002, a Anvisa, por meio de um parecer técnico da CATEC (Câmara Técnica de Cosméticos), proibiu o uso da finasterida na composição de cosméticos, porque o uso tópico ou oral tem os mesmos efeitos colaterais.

Nenhum medicamento deve ser consumido sem orientação médica, verifique sempre com o seu médico os prós e os contras de qualquer medicação,  até que ponto é viável correr os riscos que uma medicação pode trazer.



Outros Artigos

Som Bineural Arrastamento de Ondas Cerebrais Sons Puros

Esse aasunto é de extrema importancia e deve ser  USADO , PRATICADO , TODOS OS DIAS ...

Ler mais

Sons Bineurais Equilibre sua Mente , Ajude seu tratamento ... Sons Especiais

Ouvir música é uma experi&eci

Ler mais

Consulta médica Vs Exames e Laboratório

Ler mais

Oxigenoterapia + ILIB +Ozonioterapia Auricular = Saúde Força e Equilibrio

Oxigenoterapia + ILIB +Ozonioterapia Auricular =  Saúde Força e Equilibrio Existem várias variações para a aplicação

Ler mais

Suplemento de cálcio aumenta risco de ataque cardíaco, diz estudo.

Suplemento de cálcio aumenta risco de ataque cardíaco, diz estudo.

Ler mais

Terapia de Modulação Hormonal

Terapia de Modulação Hormonal Hormô

Ler mais