Testosterona Baixos Níveis

 

Baixo nível de testosterona

Testosterone_284.jpg

Você pode ter visto propagandas para tratar o baixo nível de testosterona ou “baixa T”.

A testosterona é um andrógeno ou hormônio masculino. É o responsável pela maioria das características sexuais masculinas. A testosterona é produzida nos testículos e regulada por glândulas no cérebro. Baixo nível de testosterona, ou hipogonadismo, pode resultar de um problema nos testículos ou no cérebro. Os médicos podem tratar o baixo nível de testosterona com um gel, adesivo, injeção ou comprimido que é colocado na gengiva.

Diagnóstico de baixo nível de testosterona

Muitos dos sinais e sintomas de baixo nível de testosterona são vagos. Alguns podem surgir com o passar do tempo. Podem ser

  • perda de interesse sexual
  • dificuldade de obter ereção
  • problemas de fertilidade
  • cansaço e perda de energia
  • depressão
  • perda de densidade óssea que leva à fragilidade óssea
  • fraqueza muscular
  • perda de pelos corporais

Como esses sintomas podem ter muitas causas, é necessário um exame de sangue para o diagnóstico. Uma amostra de sangue é obtida pela manhã, quando os níveis de testosterona estão mais altos. Os resultados devem mostrar níveis séricos baixos de testosterona em duas manhãs diferentes para um diagnóstico de baixo nível de testosterona.

Razões para o baixo nível de testosterona
Como as mulheres, os homens apresentam uma diminuição nos níveis de hormônio sexual conforme envelhecem. Esse é um processo normal, algumas vezes chamado de menopausa masculina ou deficiência de andrógenos no envelhecimento masculino (androgen deficiency in the aging male, ADAM).
Os homens com algumas doenças crônicas apresentam maior probabilidade de ter baixo nível de testosterona. Algumas dessas doenças pioram com a idade. Entre outras, estão o diabetes tipo 2, níveis anormais de colesterol, doença pulmonar crônica e HIV/AIDS. Outras razões para baixo nível de testosterona incluem medicações, outros distúrbios hormonais e doenças genéticas.

Tratamento
Se você tiver baixo nível de testosterona, o tratamento pode ajudar a melhorar os sintomas. Estudos recentes descobriram que o tratamento ajudou a função sexual e a depressão. Contudo, existem alguns riscos associados ao tratamento. Os riscos de curto prazo da terapia de reposição de andrógenos são, entre outros,

  • aumento da próstata
  • câncer de próstata
  • doença do coração
  • contração dos testículos
  • acne
  • contagem reduzida de espermatozoides ou esterilidade
  • coágulos sanguíneos nas pernas

Até agora, os pesquisadores não têm muita informações sobre os riscos do tratamento a longo prazo. Em um estudo recente, homens com idade acima dos 65 anos com problemas de mobilidade e níveis baixos de testosterona foram divididos em dois grupos. Um grupo recebeu um gel com testosterona e o outro não. O grupo de tratamento mostrou força e mobilidade melhorados, mas eles também tiveram mais problemas cardíacos e nos vasos sanguíneos. Os pesquisadores descontinuaram o estudo precocemente por causa desses riscos.
Um novo estudo que envolve muitos países irá olhar os riscos à saúde em longo prazo em homens que usem terapia de reposição de andrógenos para baixo nível de testosterona. Os pesquisadores estão interessados especialmente em descobrir se o tratamento aumenta o risco de câncer de próstata.

É o tratamento certo para você?
A Sociedade de endocrinologia recomenda o tratamento para homens diagnosticados com baixo nível de testosterona de acordo com o exame de sangue e os sintomas. Dizem que o tratamento pode melhorar a função sexual e a sensação de bem estar, a massa e a força muscular e a densidade mineral óssea.
A Sociedade de endocrinologia não recomenda o tratamento para homens com câncer de mama ou próstata, apneia do sono grave, insuficiência cardíaca mal controlada e alguns outros fatores de risco.
Pense cuidadosamente sobre o uso de qualquer medicação a longo prazo e discuta os prós e contras com seu médico. Mudanças no estilo de vida, como adição ou aumento de exercício, ter uma dieta mais saudável e perder peso, podem ajudar a melhorar os sintomas de baixo nível de testosterona sem a necessidade de medicação.

 



Outros Artigos

Suplementação Vitamino Mineral e sua importancia nos disturbios do Stress

  SUPLEMENTAÇÃO NA GESTÃO DE ESTADOS PSIQUICOS   Os estados depressivos constituem, pela sua alta pre

Ler mais

PARA QUE  SERVE O  NADH  (Nicotinamida Adenina Dinucleotídeo)?

“NADH é o mais próximo que chegamos de uma fonte da juventude”, diz David Sinclair, co-diretor do Centro Paul F. Glenn para a Biol

Ler mais

PQQ - O que é pirroloquinolina quinona?

  A pirroloquinolina quinina, também conhecida como PQQ, é um cofator redox e um composto poli fenólico geralmente encontrado em plantas aliment&

Ler mais

Astragalus, a planta da longevidade.

Astragalus membranaceus é conhecido na China

Ler mais

Ashwagandha

A erva Ashwagandha é utilizada com fins medicinais na Índia há anos, citada em livros como o Rigveda e no Charaka Samhita. Vem sendo usada para melhorar o vi

Ler mais

Bacopa Monnieri

  Bacopa monnieri é uma planta adaptógena utilizada na medicina Ayurvédica de grande importânc

Ler mais