Vitamina D e a gravidade do acidente vascular cerebral

O nível de Vitamina D pode impactar a gravidade do acidente vascular cerebral

Além do mais, em pacientes com deficiência de vitamina D, a recuperação é mais lenta do que em pacientes com níveis normais de vitamina D.

Estudos anteriores já vinculavam o nível de vitamina D a muitas doenças. Pesquisadores dos Estados Unidos acabam de descobrir uma associação com a gravidade do acidente vascular cerebral e a recuperação subsequente. Quanto menor o nível de vitamina D, mais grave o acidente vascular cerebral e mais difícil a recuperação, relataram os cientistas na "Conferência Internacional sobre Acidente Vascular Cerebral de 2015" da Associação Americana de AVC em Nashville, Tennessee, EUA.

O estudo, realizado pela Universidade de Massachusetts em Worchester, incluiu 96 pacientes que foram tratados entre janeiro de 2013 e janeiro de 2014, após sofrerem um acidente vascular cerebral. Sujeitos de pesquisa com baixos níveis de vitamina D (25-hidroxivitamina D abaixo de 30 nanogramas por mililitro de sangue) apresentavam áreas de tecido morto que eram duas vezes maiores do que as encontradas em pacientes com níveis normais de vitamina D. Isso afetou os pacientes com acidente vascular cerebral lacunar e também aqueles com acidente vascular cerebral não lacunar.

O nível de vitamina D também afetou a recuperação após o AVC. Para cada redução de 10 ng/ml na 25-hidroxivitamina D, a probabilidade de recuperação em três meses após um acidente vascular cerebral diminuiu pela metade. A gravidade do AVC e a idade dos pacientes não tiveram nenhuma influência.

Visto que o estudo envolveu somente um pequeno número de participantes caucasianos, seria muito precoce obter conclusões sólidas, reconheceram os autores. No entanto, pacientes devem procurar orientação dos seus médicos quanto à necessidade de um suplemento de vitamina D, principalmente se tiverem um alto risco de acidente vascular cerebral, recomendam os autores. Mais estudos são necessários.



Outros Artigos

Suplementação Vitamino Mineral e sua importancia nos disturbios do Stress

  SUPLEMENTAÇÃO NA GESTÃO DE ESTADOS PSIQUICOS   Os estados depressivos constituem, pela sua alta pre

Ler mais

PARA QUE  SERVE O  NADH  (Nicotinamida Adenina Dinucleotídeo)?

“NADH é o mais próximo que chegamos de uma fonte da juventude”, diz David Sinclair, co-diretor do Centro Paul F. Glenn para a Biol

Ler mais

PQQ - O que é pirroloquinolina quinona?

  A pirroloquinolina quinina, também conhecida como PQQ, é um cofator redox e um composto poli fenólico geralmente encontrado em plantas aliment&

Ler mais

Astragalus, a planta da longevidade.

Astragalus membranaceus é conhecido na China

Ler mais

Ashwagandha

A erva Ashwagandha é utilizada com fins medicinais na Índia há anos, citada em livros como o Rigveda e no Charaka Samhita. Vem sendo usada para melhorar o vi

Ler mais

Bacopa Monnieri

  Bacopa monnieri é uma planta adaptógena utilizada na medicina Ayurvédica de grande importânc

Ler mais