Testosterona não aumenta o risco cardiovascular

Terapia com testosterona não aumenta o risco cardiovascular

Dúzias de estudos não mostrando risco algum foram contrastados por apenas quatro estudos mostrando uma associação negativa.

No passado recente, o uso de suplementos de testosterona foi repetidamente associado a um risco cardiovascular aumentado. Atualmente, uma avaliação realizada por cientistas dos EUA refuta esta suposição. Dúzias de estudos não encontraram esses efeitos, escreveram os pesquisadores na revista “Mayo Clinic Proceedings”.

Para a análise, apenas quatro estudos realizados desde 1940 chegaram à conclusão de que as terapias com suplemento de testosterona elevavam o risco cardiovascular. Dois desses estudos foram duramente criticados na literatura científica por motivos de metodologia, disse o líder do estudo Abraham Morgentaler do Beth Israel Deaconess Medical Center em Boston (Massachusetts).

Os outros estudos, que haviam testado suplementos de testosterona em associação com inúmeras doenças cardíacas (doença arterial coronariana, AVC, angina, insuficiência cardíaca e níveis de colesterol), encontraram, frequentemente, uma correlação entre níveis baixos de testosterona e um aumento da mortalidade. Até mesmo a aterosclerose e a incidência e gravidade da doença arterial coronariana eram mais prováveis com baixos níveis do hormônio. Fatores de risco para doenças cardiovasculares melhoraram durante a terapia com testosterona e taxas de mortalidade diminuíram comparado a homens com níveis baixos de testosterona e que não haviam tomado suplementos.

Além do mais, foi observado que a testosterona tinha efeitos positivos sobre a densidade óssea, o impulso sexual e a energia, segundo o estudo. Estudos também indicaram uma melhora na sensibilidade à insulina, diminuição nos níveis de glicemia e hemoglobina A1C em homens obesos e diabéticos tipo 2, disse Morgentaler.



Outros Artigos

Suplementação Vitamino Mineral e sua importancia nos disturbios do Stress

  SUPLEMENTAÇÃO NA GESTÃO DE ESTADOS PSIQUICOS   Os estados depressivos constituem, pela sua alta pre

Ler mais

PARA QUE  SERVE O  NADH  (Nicotinamida Adenina Dinucleotídeo)?

“NADH é o mais próximo que chegamos de uma fonte da juventude”, diz David Sinclair, co-diretor do Centro Paul F. Glenn para a Biol

Ler mais

PQQ - O que é pirroloquinolina quinona?

  A pirroloquinolina quinina, também conhecida como PQQ, é um cofator redox e um composto poli fenólico geralmente encontrado em plantas aliment&

Ler mais

Astragalus, a planta da longevidade.

Astragalus membranaceus é conhecido na China

Ler mais

Ashwagandha

A erva Ashwagandha é utilizada com fins medicinais na Índia há anos, citada em livros como o Rigveda e no Charaka Samhita. Vem sendo usada para melhorar o vi

Ler mais

Bacopa Monnieri

  Bacopa monnieri é uma planta adaptógena utilizada na medicina Ayurvédica de grande importânc

Ler mais