Esclerose e Guanabenzo (lisapress)

Medicamento para a pressão arterial poderia ser usado para tratar a EM

Medicamento evitou a perda de mielina e aliviou sintomas em camundongos.

Abordagens de tratamento atuais para esclerose múltipla (EM) atuam restaurando a mielina perdida. Pesquisadores dos EUA descobriram um meio de evitar a perda de mielina em camundongos usando um medicamento já aprovado pela FDA e usado para baixar a pressão arterial. Os achados foram publicados na revista “Nature Communications”.

O guanabenzo parece aumentar o próprio mecanismo protetor da célula para reduzir a perda de mielina. Os oligodendrócitos, as células cerebrais que produzem mielina, possuem um mecanismo inato que responde aos estressores, como a inflamação. Ele temporariamente interrompe quase toda a produção normal de proteína na célula e aumenta de modo seletivo a produção de proteínas protetoras. Quando este mecanismo não está funcionando bem ou está sobrecarregado - pela inflamação crônica vista na EM, por exemplo - a morte de oligodendrócitos e a desmielinização aumentam significativamente.

Um estudo recente encontrou evidência de que o guanabenzo aumenta este caminho de resposta de estresse independente de suas ações anti-hipertensivas ao bloquear temporariamente a reativação do fator 2 da iniciação da translação eucariótica da proteína. Quando desativada, essa proteína inicia o caminho de resposta de estresse. O bloqueio dessa reativação resulta em uma resposta prolongada ao estresse e fornece proteção contra a morte celular.

A equipe testou o medicamento em diversos modelos de camundongo com EM. Em todos os casos, eles descobriram que os camundongos estavam protegidos contra a perda de oligodendrócitos e de mielina. Sintomas clínicos foram drasticamente reduzidos e cerca de 20 por cento dos camundongos não apresentaram nenhum sintoma.

"O guanabenzo provavelmente não será um medicamento isolado, mas esperamos que possa ser desenvolvido para uso em combinação com outras medicações," disse o autor sênior, Brian Popko. "Alguns tratamentos atuais podem ter graves efeitos colaterais. Seria de enorme benefício para os pacientes haver terapias eficazes e de menor risco."



Outros Artigos

Suplementação Vitamino Mineral e sua importancia nos disturbios do Stress

  SUPLEMENTAÇÃO NA GESTÃO DE ESTADOS PSIQUICOS   Os estados depressivos constituem, pela sua alta pre

Ler mais

PARA QUE  SERVE O  NADH  (Nicotinamida Adenina Dinucleotídeo)?

“NADH é o mais próximo que chegamos de uma fonte da juventude”, diz David Sinclair, co-diretor do Centro Paul F. Glenn para a Biol

Ler mais

PQQ - O que é pirroloquinolina quinona?

  A pirroloquinolina quinina, também conhecida como PQQ, é um cofator redox e um composto poli fenólico geralmente encontrado em plantas aliment&

Ler mais

Astragalus, a planta da longevidade.

Astragalus membranaceus é conhecido na China

Ler mais

Ashwagandha

A erva Ashwagandha é utilizada com fins medicinais na Índia há anos, citada em livros como o Rigveda e no Charaka Samhita. Vem sendo usada para melhorar o vi

Ler mais

Bacopa Monnieri

  Bacopa monnieri é uma planta adaptógena utilizada na medicina Ayurvédica de grande importânc

Ler mais