Jejum noturno prolongado ajuda a diminuir o risco de câncer de mama

Jejum noturno prolongado ajuda a diminuir o risco de câncer de mama, artigo do Cancer Epidemiology, Biomarkers & Prevention

Jejum noturno prolongado ajuda a diminuir o risco de câncer de mama, artigo do Cancer Epidemiology, Biomarkers & Prevention

Uma nova linha de pesquisa coordenada por Catherine R. Marinac, da universidade UC San Diego/San Diego State University, sugere que os horários de alimentação-jejum diários que são sincronizados com os ciclos de sono-vigília têm implicações metabólicas altamente relevantes para o câncer de mama. Foram avaliadas associações de duração do jejum noturno com biomarcadores de risco para o câncer de mama entre mulheres do estudo 2009-2010 US National Health and Nutrition Examination Survey, também conhecido como NHANES (2009-2010).

Informações dietéticas, antropométricas e de HbA1c estavam disponíveis para 2.212 mulheres. As concentrações de glicemia pós-prandial de 2 horas estavam disponíveis para 1.066 mulheres. A duração do jejum noturno foi calculada utilizando registros alimentares de 24 horas. Modelos separados de regressão linear examinaram as associações entre jejum noturno e concentrações elevadas de HbA1c e entre jejum noturno e glicemias pós-prandiais de duas horas. Associações de regressão avaliaram o jejum noturno com HbA1celevada (HbA1c ≥ 39 mmol/mol ou 5,7%) e glicemia pós-prandial de 2 horas elevada (≥ de glicose de 140 mg/dL). Todos os modelos foram ajustados para idade, escolaridade, raça/etnia, índice de massa corporal, ingestão total de kcal, ingestão kcal à noite e número de episódios de alimentação por dia.

Os resultados mostraram que cada aumento de três horas no jejum noturno (aproximadamente um desvio padrão) foi associado a uma medição 4% inferior da glicemia pós-prandial (p<0,05) e a uma diminuição não estatisticamente significativa na HbA1c. Modelos de regressão logística indicam que cada aumento de três horas de duração no jejum noturno foi associado a cerca de 20% de redução nas chances de elevação da HbA1c (p<0,05) e a uma probabilidade de redução da glicemia pós-prandial não estatisticamente significativa.

Concluiu-se que neste trabalho a duração mais longa do jejum noturno foi significativamente associada a uma melhor regulação da glicemia. Os pesquisadores sugerem que estudos randomizados são necessários para confirmar se o jejum noturno prolongado poderia melhorar os biomarcadores de controle da glicose, reduzindo assim o risco de câncer de mama.

Fonte: Cancer Epidemiology, Biomarkers & Prevention, publicação online, de 20 de abril de 2015



Outros Artigos

Som Bineural Arrastamento de Ondas Cerebrais Sons Puros

Esse aasunto é de extrema importancia e deve ser  USADO , PRATICADO , TODOS OS DIAS ...

Ler mais

Sons Bineurais Equilibre sua Mente , Ajude seu tratamento ... Sons Especiais

Ouvir música é uma experi&eci

Ler mais

Consulta médica Vs Exames e Laboratório

Ler mais

Oxigenoterapia + ILIB +Ozonioterapia Auricular = Saúde Força e Equilibrio

Oxigenoterapia + ILIB +Ozonioterapia Auricular =  Saúde Força e Equilibrio Existem várias variações para a aplicação

Ler mais

Suplemento de cálcio aumenta risco de ataque cardíaco, diz estudo.

Suplemento de cálcio aumenta risco de ataque cardíaco, diz estudo.

Ler mais

Terapia de Modulação Hormonal

Terapia de Modulação Hormonal Hormô

Ler mais