Esteroides orais não melhoram a ciatalgia causada por uma hérnia de disco

Esteroides orais não melhoram a ciatalgia causada por uma hérnia de disco

 

Esteroides são comumente prescritos para pacientes que sofrem com dor lombar e em perna causada por uma hérnia de disco. Mas quão bem esses medicamentos anti-inflamatórios realmente funcionam? Um novo estudo observou a eficácia de esteroides orais na diminuição da dor e melhoria da função em pacientes com ciatalgia associada a hérnia de disco. 

Importância Esteroides orais são comumente usados para tratar ciatalgia aguda decorrente de hérnia de disco, mas não foram avaliados em um estudo clínico com poder adequado.

Objetivo Determinar se a prednisona oral é mais eficaz do que o placebo na melhoria da função e no alívio da dor em pacientes com ciatalgia aguda.

Desenho, contexto e participantes Estudo clínico randomizado, duplo-cego, controlado por placebo conduzido entre 2008 e 2013 em um grande sistema integrado de assistência à saúde no norte da Califórnia. Adultos (n=269) com dor radicular por até três meses, pontuação a partir de 30 no Índice de Incapacidade de Oswestry (Oswestry Disability Index, ODI) (faixa de 0 a 100; pontuações mais elevadas indicando maior disfunção) e hérnia de disco confirmada por ressonância magnética eram elegíveis.

Intervenções Os participantes foram randomizados a uma razão de 2:1 para receber um tratamento gradual de prednisona oral em um curso de 15 dias (5 dias cada de 60 mg, 40 mg e 20 mg; dose cumulativa total = 600 mg; n = 181) ou placebo correspondente (n = 88).

Principais resultados e medidas O resultado primário era uma mudança no ODI em três semanas; os resultados secundários eram mudança no ODI em um ano, mudança na dor em membro inferior (medida em uma escala de 0 a 10; pontuações mais elevadas indicando mais dor), cirurgia de coluna e pontuações no Resumo do componente físico (Physical Component Summary, PCS) e Resumo do componente mental (Mental Component Summary, MCS) do questionário abreviado de avaliação de saúde 36 (Short Form 36 Health Survey, SF-36) (escala de 0 a 100; quanto maior a pontuação, melhor).

Resultados As pontuações médias do ODI observadas na avaliação basal e em três semanas foram 51,2 e 32,2 para o grupo recebendo prednisona e de 51,1 e 37,5 para o grupo placebo, respectivamente. O grupo tratado com prednisona mostrou maior melhoria média ajustada de 6,4 pontos (IC de 95%: 1,9 a 10,9; P = 0,006) nas pontuações ODI em três semanas comparado ao grupo placebo e maior melhoria média de 7,4 pontos (IC de 95%: 2,2 a 12,5; P = 0,005) em 52 semanas. Comparado com o grupo placebo, o grupo recebendo prednisona mostrou maior redução média ajustada de 0,3 ponto (IC de 95%: -0,4 a 1,0; P = 0,34) da dor em três semanas e maior melhoria média de 0,6 ponto (IC de 95%: -0,2 a 1,3; P = 0,15) em 52 semanas. O grupo tratado com prednisona mostrou maior melhoria média ajustada de 3,3 pontos (IC de 95%: 1,3 a 5,2; P = 0,001) na pontuação SF-36 PCS em três semanas, nenhuma diferença na pontuação SF-36 PCS em 52 semanas (média: 2,5; IC de 95%: -0,3 a 5,4; P = 0,08), nenhuma mudança na pontuação SF-36 MCS em três semanas (média: 2,2; IC de 95%: -0,4 a 4,8; P = 0,10) e maior melhoria média ajustada de 3,6 pontos (IC de 95%: 0,6 a 6,7; P = 0,02) na pontuação SF-36 MCS em 52 semanas. Não houve diferenças nas taxas de cirurgia no acompanhamento de 52 semanas. Ter um ou mais eventos adversos em três semanas de acompanhamento foi mais comum no grupo recebendo prednisona comparado ao grupo placebo (49,2% vs. 23,9%; P <0,001).

Conclusões e relevância Nos pacientes com radiculopatia aguda decorrente de hérnia de disco lombar, um tratamento de curto prazo com esteroides orais, comparado ao placebo, resultou em modesta melhoria funcional e nenhuma melhoria da dor.



Outros Artigos

Suplementação Vitamino Mineral e sua importancia nos disturbios do Stress

  SUPLEMENTAÇÃO NA GESTÃO DE ESTADOS PSIQUICOS   Os estados depressivos constituem, pela sua alta pre

Ler mais

PARA QUE  SERVE O  NADH  (Nicotinamida Adenina Dinucleotídeo)?

“NADH é o mais próximo que chegamos de uma fonte da juventude”, diz David Sinclair, co-diretor do Centro Paul F. Glenn para a Biol

Ler mais

PQQ - O que é pirroloquinolina quinona?

  A pirroloquinolina quinina, também conhecida como PQQ, é um cofator redox e um composto poli fenólico geralmente encontrado em plantas aliment&

Ler mais

Astragalus, a planta da longevidade.

Astragalus membranaceus é conhecido na China

Ler mais

Ashwagandha

A erva Ashwagandha é utilizada com fins medicinais na Índia há anos, citada em livros como o Rigveda e no Charaka Samhita. Vem sendo usada para melhorar o vi

Ler mais

Bacopa Monnieri

  Bacopa monnieri é uma planta adaptógena utilizada na medicina Ayurvédica de grande importânc

Ler mais