Menopausa não afeta a sexualidade

A menopausa não afeta sexualidade 

 

 

A menopausa não afeta sexualidade

O surgimento de dificuldades sexuais na época da menopausa não é devido à menopausa. Especialistas franceses da equipe Inserm-Ined "Gênero, saúde sexual e reprodutiva" afirmam tal fato, tendo números como suporte: "As modificações biológicas e hormonais que caracterizam a menopausa não afetam negativamente a vida sexual  das mulheres de meia idade que estão no início da menopausa." Esta seria portanto uma falsa crença.

No entanto, não faltam historias e até mesmo piadas de mulheres tendo experimentado a menopausa como uma mudança catastrófica na sua vida sexual. Mas é verdade que depoimentos relativos a uma transição bem sucedida, também são numerosos. Para desvendar o verdadeiro do falso, nada como estatísticas sólidas,. A médica Virginie Ringa e seus colegas tiveram a ideia de retomar os dados relativos às mulheres de 45 a 55 anos de idade no último grande estudo sobre a sexualidade dos franceses, realizado em 2006.

Antecipação negativa

No que se refere às práticas sexuais relacionais no decorrer do ano passado, nenhuma diferença apareceu entre as mulheres na menopausa e nas outras, para penetração vaginal (95 %), anal (12 %), felação (65 %) ou cunnilingus (71 %). Os autores identificaram apenas duas diferenças: "A masturbação foi notada ser menos frequente (13 %) por mulheres na menopausa que pelas outras (23 %) ; as relações sexuais sem penetração foram significativemente mais frequentes no grupo de mulheres na menopausa que não estavam tomando o tratamento hormonal (34 %) que na ausência de menopausa (28 %)."

Além dessas duas situações que são facilmente explicadas por outros parâmetros que não seja a situação hormonal, não houve nenhuma diferença relativa às dificuldades sexuais enfrentadas por estas mulheres ou seus parceiros: no ano passado, 60 % tiveram distúrbios principalmente de desejo ou excitação. A satisfação sexual também foi semelhante.

Na opinião dos pesquisadores, "é muito importante informar às mulheres que entrarão no início da menopausa, assim como seus parceiros e profissionais da saúde, que qualquer dificuldade sexual assinalada é mais provavelmente devida à antecipação ou representações negativas do que apenas efeitos biológicos ou hormonais". 

 

Fonte: brasil247.com



Outros Artigos

Som Bineural Arrastamento de Ondas Cerebrais Sons Puros

Esse aasunto é de extrema importancia e deve ser  USADO , PRATICADO , TODOS OS DIAS ...

Ler mais

Sons Bineurais Equilibre sua Mente , Ajude seu tratamento ... Sons Especiais

Ouvir música é uma experi&eci

Ler mais

Consulta médica Vs Exames e Laboratório

Ler mais

Oxigenoterapia + ILIB +Ozonioterapia Auricular = Saúde Força e Equilibrio

Oxigenoterapia + ILIB +Ozonioterapia Auricular =  Saúde Força e Equilibrio Existem várias variações para a aplicação

Ler mais

Suplemento de cálcio aumenta risco de ataque cardíaco, diz estudo.

Suplemento de cálcio aumenta risco de ataque cardíaco, diz estudo.

Ler mais

Terapia de Modulação Hormonal

Terapia de Modulação Hormonal Hormô

Ler mais