Vitamina D na neuropatia diabética periférica dolorosa

Níveis baixos de vitamina D na neuropatia diabética periférica dolorosa

Níveis mais baixos de vitamina D (25-hidroxivitamina D) foram observados em pacientes com neuropatia periférica diabética (NPD) dolorosa quando comparados com pacientes com NPD sem dor, pacientes com diabetes sem neuropatia e pessoas saudáveis, mostrou um estudo único por seu controle rigoroso por exposição sazonal a luz solar e atividade física.

"Esta é a primeira vez que um estudo foi corrigido para esses fatores de confusão (luz solar e atividade física). Os resultados têm grande significado clínico, porque a NPD dolorosa causa muito incômodo e incapacidade", disse o autor, o Dr. Solomon Tesfaye, endocrinologista do Royal Hallamshire Hospital, em Sheffield (Reino Unido), que discutiu os resultados com o Medscape em entrevista.

Não só os estudos anteriores não conseguiram controlar de forma adequada a exposição solar sazonal e a atividade física, que têm um impacto significativo nos níveis de vitamina D, como também a maioria não diferenciou entre pessoas com NPD dolorosa e sem dor. Além disso, esses estudos anteriores careciam de avaliação detalhada da neuropatia periférica, incluindo a mensuração da densidade nervosa intra-epidérmica da pele.

"Os resultados são importantes porque abrem toda uma nova área de pesquisa", afirmou o Dr. Tesfaye.

 

"É um transtorno muito comum, com 25% dos pacientes com NPD apresentando dor, muitos dos quais não são diagnosticados e sofrem em silêncio porque acreditam que é apenas parte do processo de envelhecimento", explicou.

Ele acrescentou que o pequeno estudo nasceu de achados anedóticos de que suplementos ou injeções de vitamina D administradas em pacientes com NPD dolorosa melhoraram a dor.

O artigo foi publicado on-line em 13 de agosto em Diabetic Medicine.

Diferenciação entre NPD dolorosa e sem dor

No total, 45 europeus brancos com diabetes tipo 2 e 14 voluntários saudáveis participaram no estudo. Aqueles com diabetes tipo 2 foram então divididos outros em três grupos (17 com NPD dolorosa, 14 com NPD indolor e 14 sem NPD).



Outros Artigos

Som Bineural Arrastamento de Ondas Cerebrais Sons Puros

Esse aasunto é de extrema importancia e deve ser  USADO , PRATICADO , TODOS OS DIAS ...

Ler mais

Sons Bineurais Equilibre sua Mente , Ajude seu tratamento ... Sons Especiais

Ouvir música é uma experi&eci

Ler mais

Consulta médica Vs Exames e Laboratório

Ler mais

Oxigenoterapia + ILIB +Ozonioterapia Auricular = Saúde Força e Equilibrio

Oxigenoterapia + ILIB +Ozonioterapia Auricular =  Saúde Força e Equilibrio Existem várias variações para a aplicação

Ler mais

Suplemento de cálcio aumenta risco de ataque cardíaco, diz estudo.

Suplemento de cálcio aumenta risco de ataque cardíaco, diz estudo.

Ler mais

Terapia de Modulação Hormonal

Terapia de Modulação Hormonal Hormô

Ler mais