Oxigênioterapia de Von Ardenne

Oxigênioterapia de Von Ardenne

As terapias com oxigênio ajudam o núcleo da célula (mitocôndria) e contribuem para a recuperação de doenças, assim como contribuem para manter a saúde geral e promovem equilíbrio, saúde e aumentam a longevidade.

Esta técnica e terapia, desenvolvida na década de 1960, por Von Ardenne, consiste em várias sessões utilizando oxigênio, mais suplementos vitamínicos, que facilitam a rotatividade do oxigênio intracelular.

Esta terapia se diversificou em mais de 20 variantes diferentes de tratamento e é praticada em toda a Europa, Estados Unidos e também no Brasil.

Suplementação de oxigênio é igual vida saudável!

O oxigênio é a fonte das combustões internas que geram a energia necessária à manutenção dos processos vitais. As oxidações biológicas necessitam de uma adequada provisão de oxigênio e, muitas vezes, a respiração é insuficiente, pois a maioria das pessoas respira mal.

No mundo moderno, altamente industrializado e poluído, a concentração de oxigênio na atmosfera é cada vez menor. Em muitas cidades a taxa de oxigênio atmosférico é menor que 15% e, em algumas indústrias, chega a ser menor que 10%. Podemos afirmar, sem medo de exageros, que o homem dos grandes centros sofre cronicamente de carência tecidual de oxigênio.

Portanto, a ressíntese de ATP (Adenosina Trifosfato) é o principal fator para uma vida saudável  com o envelhecimento ocorre a redução de aporte de oxigênio vindo a afetar as forças físicas e mentais. A principal característica da juventude é a disponibilidade de energia que é resultado de uma adequada oxigenação celular. A formação de ATP não é limitada pela ingestão de alimentos, mas sim, pelo transporte de Oxigênio aos tecidos do corpo. (Berlen-Dahlem-1930)

O oxigênio (O2) é pré-requisito energético para manutenção da vida e sua deficiência leva a queixas, sofrimentos, doenças e até à morte. Deficiência de O2 é diminuição do transporte ou diminuição da utilização, levando aumento da necessidade celular.

O objetivo da Terapia com Oxigênio é melhorar ou eliminar a deficiência da síntese de ATP e aumentar o transporte para os tecidos de forma duradoura, para obtenção de saúde e equilibrio com maior longevidade saudável.

O que é e como funciona a terapia de Oxigênio?

A terapia com oxigênio, além de ser uma das mais antigas terapias conhecidas, é também uma das mais bem sucedidas. Consiste num lento processo de “inundar” o organismo com formas ativas de oxigênio com todos os seus benefícios.

O ser humano pode passar semanas sem comer, dias sem beber, porém, com apenas alguns minutos sem oxigênio, o resultado é a morte. Isto mostra de uma forma simplista, a importância do oxigênio na vida de todos.

Este elemento natural e invisível, sob a forma de gás (O2) é para todos nós um componente indispensável, principalmente para o fornecimento de energia e da atividade celular no organismo. Através da respiração, o oxigênio existente no ar chega aos pulmões, passa para o sangue, e, através da circulação sanguínea, é transportado para os tecidos e órgãos.

Os capilares sanguíneos entregam o oxigênio às células nas quais, por meio do processo de oxidação biológica, é gerada energia. Essa energia é necessária para todas as atividades vitais do nosso organismo. Vida e energia estão intimamente ligadas, e assim se compreende que a saúde esteja interligada ao bem-estar, à capacidade de resistência e ao pleno estado energético.

Só quando há oxigênio suficiente disponível é que o organismo consegue processar toda a energia retirada dos nutrientes. Caso contrário, a falta de oxigênio predispõe o organismo a um número elevado de doenças, queixas e males, especialmente na idade mais avançada.

Dos inúmeros estudos realizados até hoje, chegou-se à conclusão que a pressão parcial de oxigênio (O2) diminui com a idade. A razão para tal fato, é a diminuição da força do sistema respiratório, somada à deterioração das funções cardíacas e do sistema vascular (arteriosclerose) aliada a poluição do meio ambiente, sedentarismo e à má alimentação.

Os primeiros sintomas de déficit de oxigênio são subjetivos, como:

cansaço

abatimento geral

falta de força

desanimo

tendência para a debilidade

depressividade

distúrbios de memória

alterações do humor

Segundo a opinião de especialistas alemães, 35 a 40% da população acima de 40 anos tem déficit energético. E esse déficit é resultado da falta de oxigênio nas células.

Para mudar este quadro, temos a Oxigenoterapia de von Ardenne , sustentada pelos estudos e pesquisas efetuadas pelo famoso físico alemão Prof. Manfred Von Ardenne. Ele demonstrou que a inalação diária de oxigênio, durante um determinado período de tempo, melhora o fornecimento de oxigênio aos tecidos e melhora a função celular. O verdadeiro efeito dela é o aumento da microcirculação ao nível dos capilares, com consequente melhoria no fornecimento de oxigênio a todo o organismo.

De acordo com o Prof. Von Ardenne, a Terapia com Oxigênio aumenta a resistência física e psíquica, não só ao estresse, como também auxilia nas dificuldades de concentração, reforça o sistema imune e combate os estados debilitantes associados ao avançar da idade.

Dos inúmeros tratamentos e estudos clínicos efetuados, o tratamento à base de oxigênio poderá, além de evitar o aparecimento do déficit de energia, ser utilizado num vasto leque de aplicações terapêuticas nos mais diversos quadros patológicos.

Objetivos :

  • Aumentar o desempenho físico e psíquico, sobretudo para os que estão continuadamente sob estresse ou tem idade avançada;
  • Combater as doenças e sintomas causados pela fraca oxigenação do organismo como por exemplo angina de peito, falta de ar, problemas cardiovasculares, câncer e doenças neuro degenerativas;
  • Disfunções do envelhecimento, fadiga, apneia do sono, dentre outras;
  • Normalização dos valores da pressão arterial;
  • Prevenção de doenças;
  • Manter e aumentar a resistência de todo o organismo;
  • Combater e prevenir a falta de energia e de oxigênio;
  • Melhorar o sistema imune do organismo, aumentando e estabilizando as defesas naturais;
  • Possibilitar o tratamento propriamente dito de doenças crônicas e síndromes dolorosas;
  • Diminuir os efeitos secundários e nocivos dos produtos farmacológicos;
  • Diminuir as consequências negativas do cigarro e outros tóxicos;
  • Aumentar o poder de concentração e memória;
  • Aumentar a condição física antes de determinados esforços (por exemplo, para esportistas).

Como sabemos que o oxigênio é vital para a vida de qualquer ser do planeta, sem ele seria impossível a existência de qualquer organismo vivo, por isso é tão importante sua presença.

Estudos demonstram que a inflamação crônica devido à infecção está associada a até 1/4 de todos os cânceres. A formação de metástases é favorecida tanto por números reduzidos de células do sistema imunológico na corrente sanguínea quanto por transporte deficiente de oxigênio para os tecidos.

Naqueles casos em que os pacientes apresentam um déficit neste aspecto, seja por uma condição ambiental ou geográfica, ou até mesmo por alguma doença, os médicos indicam a aplicação de oxigênio como se fosse um medicamento corrente para amenizar ou eliminar os sintomas de falta de ar.

O procedimento da Oxigenoterapia não pode ser realizado de maneira alguma sem o acompanhamento de um profissional que prescreve as doses certas para o paciente.

Assim, a oxigenoterapia é uma grande aliada da medicina na hora de melhorar a saúde e a qualidade de vida dos pacientes afetados com algum tipo de complicação respiratória.

 

Quem foi:

Manfred von Ardenne nasceu em Hamburgo, em 20 de Janeiro de 1907 e morreu, em Desdren, em 26 de Maio de 1997. Ele era físico e inventor. Atuou em diversas áreas e obteve aproximadamente 600 patentes nos campos da microscopia eletrônica, tecnologia nuclear, física do plasma, tecnologia do rádio e televisão. De 1928 a 1945, foi diretor do laboratório de pesquisas em Física Eletrônica. Durante dez anos, após a Segunda Guerra Mundial, trabalhou na União Soviética no projeto da Bomba Atômica russa, tendo recebido o Prêmio Stalin.

Após retornar à Alemanha fundou o laboratório Instituto de Pesquisa Manfred von Ardenne, onde começou a utilizar o oxigênio para a cura do câncer. A sua primeira experiência teve início com um amigo que sofria da enfermidade. Podemos dizer que a Medicina ganhava mais uma ferramenta de tratamento clínico para uma enfermidade tão grave como é o câncer.



Outros Artigos

Suplementação Vitamino Mineral e sua importancia nos disturbios do Stress

  SUPLEMENTAÇÃO NA GESTÃO DE ESTADOS PSIQUICOS   Os estados depressivos constituem, pela sua alta pre

Ler mais

PARA QUE  SERVE O  NADH  (Nicotinamida Adenina Dinucleotídeo)?

“NADH é o mais próximo que chegamos de uma fonte da juventude”, diz David Sinclair, co-diretor do Centro Paul F. Glenn para a Biol

Ler mais

PQQ - O que é pirroloquinolina quinona?

  A pirroloquinolina quinina, também conhecida como PQQ, é um cofator redox e um composto poli fenólico geralmente encontrado em plantas aliment&

Ler mais

Astragalus, a planta da longevidade.

Astragalus membranaceus é conhecido na China

Ler mais

Ashwagandha

A erva Ashwagandha é utilizada com fins medicinais na Índia há anos, citada em livros como o Rigveda e no Charaka Samhita. Vem sendo usada para melhorar o vi

Ler mais

Bacopa Monnieri

  Bacopa monnieri é uma planta adaptógena utilizada na medicina Ayurvédica de grande importânc

Ler mais